Sindicato dos bombeiros civis realizará palestras para prevenir incêndios no DF

O Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços em Bombeiro Civil (Sepebc-DF) está planejando uma série de palestras que serão realizadas nas feiras do DF, na segunda quinzena de fevereiro. O principal objetivo da ação é evitar incêndios nos estabelecimentos da cidade, como o da última terça-feira (24), que atingiu 12 lojas na Feira dos Goianos, em Taguatinga. Na opinião do diretor do sindicato, Ceciliano Júnior, o objetivo principal das palestras é o de destacar a importância da prevenção e a relevância da presença de bombeiros civis no comércio da cidade para combater incêndios.

“Este trabalho que o sindicato está elaborando junto com a Fecomércio é muito importante no sentido de conscientização. Nosso objetivo é despertar a prevenção em todos os níveis, sabendo que a vida é o maior legado desse trabalho”, explica Ceciliano. O técnico do Sepebc, Rafael Oliveira, informa que as palestras serão realizadas por profissionais especialistas em segurança contra incêndio e pânico. “Serão palestras didáticas, para ressaltar a preservação da vida, do patrimônio e do meio ambiente de forma geral. O público alvo serão os feirantes de Brasília e da região do Entorno. Vamos abranger o maior número de lojistas para deixar todos informados sobre um assunto tão sério”, diz Rafael.

Ceciliano Júnior destaca ainda a importância da aprovação do Projeto de Lei (PL) 556/2011 para prevenir esse tipo de acidente em Brasília. O projeto é de autoria do deputado distrital Wellington Luiz (PMDB), e aponta a obrigatoriedade da implantação de grupamentos de bombeiros civis em parques distritais, ecológicos e unidades de conservação do Distrito Federal, além de definir quantitativos mínimos de bombeiros civis em edificações públicas e privadas.