População vai eleger marca para Brasília

Foi lançado na noite desta terça-feira (19), na sala VIP do Aeroporto Juscelino Kubitschek, o concurso cultural Marca Brasília. A iniciativa, capitaneada pela Fecomércio, por meio de sua Câmara de Turismo e Hospitalidade, e por outros parceiros, como veículos de comunicação, universidades, Sebrae e agências de publicidade, tem por objetivo desenvolver uma identidade visual que represente de forma positiva a capital da República, e assim, ajude a aumentar a promoção da cidade e fortalecer o turismo local. O projeto não tem fins lucrativos ou políticos. Durante a cerimônia, foi apresentado o site www.marcabrasilia.com.br, com o edital e as formas de participação no concurso.

18-04-2017-Adelmir lancamento do marca brasilia-42

O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, destacou que a ideia é criar uma marca duradoura, pertencente a sociedade brasiliense e que represente o verdadeiro sentimento de quem visita ou mora em Brasília. “Esse concurso tem um significado muito importante. Queremos que surja uma marca que represente a nossa cidade além da Esplanada dos Ministérios ou da política”, disse Adelmir. “Estamos envolvendo as entidades produtivas, as universidades, os jovens e queremos envolver toda a população neste processo da criação e escolha da marca”, destacou.  O vencedor receberá como prêmio o valor de R$ 20 mil, que será entregue na cerimônia de premiação, que será realizada no dia 8 de novembro de 2017.

 O secretário-adjunto de Turismo, Jaime Recena, esteve presente no lançamento do projeto e avaliou a iniciativa como importante para desmistificar os preconceitos existentes relacionados a Brasília. “Somos o terceiro polo gastronômico do País, temos mais de 70 parques urbanos no DF, entre eles o segundo maior do Brasil e também somos considerados patrimônio cultural da humanidade. Temos enormes qualidades e precisamos mostrar isso aos visitantes”, ressaltou Recena. “Hoje, o mercado do turismo é cada vez mais competitivo, algumas cidades se destacam por já terem uma marca que as represente. Por isso, acredito que com a criação de uma marca para a nossa cidade todos sairemos vitoriosos”, afirmou.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Distrito Federal, Luis Afonso Bermudez, afirmou que o lançamento de uma marca para a cidade engrandecerá o turismo local. “Não poderia ter um lugar melhor para lançar esse projeto do que no aeroporto de Brasília, a porta de entrada e de saída de nossa cidade. Com isso, vamos fazer com que o turismo de Brasília vá para frente e que Brasília tenha um representatividade por meio desta marca”, disse.

A presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do DF (ADVB/DF), Cláudia Maldonado, apresentou aos presentes na sala Vip do aeroporto como funcionará o projeto Marca Brasília. Durante sua explicação, Cláudia destacou que destinos turísticos consolidados no Brasil e no mundo tem uma imagem própria. Brasília precisa seguir esse caminho. “De um concurso nacional de arquitetura nasceu o Plano Piloto da capital Federal. Nada mais justo do que a marca da cidade ser escolhida pela população, por meio de um concurso”, destacou.

Concurso

O concurso será aberto a qualquer cidadão que atender o edital técnico de participação, respeitando períodos e fases. Os interessados poderão enviar a sua sugestão de marca entre o período de 18 de maio e 18 de junho.  No final, depois de passar por um crivo técnico, as marcas finalistas serão escolhidas pela própria sociedade, por meio de votação popular. Tudo isso visando proporcionar os sentimentos de pertencimento, orgulho e identidade para o brasiliense, além de fortalecer o turismo local. Depois de eleita, a utilização da logo será gratuita, condicionada a um manual de boa utilização, sob a guarda das entidades realizadoras.

Como participar

Poderão participar, com propostas individuais, pessoas físicas, maiores de 18 anos, profissionais ou não, brasileiras ou naturalizadas, com residência e domicílio no País. A marca poderá ser usada por empresas públicas e privadas, mediante licenciamento gratuito, podendo ser aplicada em materiais de divulgação e promoção de qualquer natureza, em produtos e serviços, e em qualquer meio de divulgação e mídia.

O logotipo, que será a representação simbólica da cidade, poderá ser expresso por meio de signo, símbolo ou ícone que permita identificar a cidade de modo imediato, despertando interesse na sua identidade e qualidades. Não poderá conter imagens protegidas por direitos autorais, nem fazer alusão à política, raça, credo e ideologias, e deve ter boa aplicabilidade.

O candidato deverá submeter à proposta de marca pelo site www.marcabrasilia.com.br em um único arquivo, em formato digital, vetorial e na extensão PDF, com a identificação do número completo do seu CPF sem pontos ou traços no arquivo. Após o recebimento e validação das informações da proposta será gerado automaticamente um código de identificação e enviada a confirmação da inscrição para o email cadastrado pelo candidato.

Parceiros do projeto

Agência Terruá; Arcos Comunicação; Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel); Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil (ADVB); Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ABIH); Centro Universitário Estácio; Correio Braziliense; Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF); Fundação Assis Chateaubriand; IESB; LS Educacional; Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur); Sindicato das Empresas de Promoção, Organização, Produção e Montagem de Feiras e Eventos (Sindeventos-DF); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-DF); Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes (Sindhobar-DF); Strauss Comunicação;  Upis, UCB, UDF, UniCeub, Unieuro, Unopar; e Uniprojeção.

Olá! O nosso site usa cookies e, portanto, coleta informações sobre sua visita para melhorar nosso site. Por favor, consulte nossa página de Política de Cookies e Política de Privacidade para mais detalhes ou concorde clicando no botão 'Aceitar'.

Configurações de cookies

A seguir, você pode escolher quais tipos de cookies permitem neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FunctionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalyticalNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e Facebook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AdvertisingNosso site coloca cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OtherNosso site coloca cookies de terceiros de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.