Parabéns ao Senac

por acm

A atuação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no DF está sendo valorizada. A instituição completa 46 anos na capital da República em 2013 e para celebrar esse marco a Câmara Legislativa realizará uma sessão solene, na quinta-feira, às 19h, no auditório da Faculdade Senac (903 Sul). De iniciativa do deputado Rôney Nemer (PMDB), pode-se dizer que a homenagem é, sobretudo, pelo trabalho desenvolvido. Ao longo dessa trajetória, mais de um milhão de profissionais foram formados para atender os setores de Comércio, serviços e turismo. Um feito realmente significativo: representa pessoas que conseguiram uma oportunidade no mercado de trabalho por meio da capacitação.

O Senac surgiu no DF em 1967 para oferecer cursos de formação inicial e continuada. Em 2005, em parceria com o Departamento Nacional da instituição, começou a realizar cursos de pós-graduação à distância, credenciados com nota máxima pelo MEC. Desde 2007, a entidade passou a disponibilizar também cursos presenciais de graduação e pós-graduação, pela então recém-criada Faculdade SENAC. E hoje, a entidade mantém sete unidades espalhadas pelo DF, o que evidencia, basicamente, um compromisso social.

Nós, os senaqueanos, entendemos que a educação é uma das principais ferramentas capazes de dar dignidade ao povo. Como presidente do Conselho Regional da instituição, nada me deixa mais feliz do que ouvir o depoimento de uma pessoa que conquistou um emprego ou uma profissão após passar pelo SENAC e saber que 80% dos nossos alunos saem dos cursos empregados. Esse, sim, é um feito a ser comemorado. A partir dessas oportunidades, as pessoas conseguem crescer na vida, superar problemas financeiros e vencer barreiras pessoais. Parabéns aos professores e técnicos empenhados nessa missão. Continuo convencido de que a educação continuada precisa ser uma conquista de todos.

Publicado originalmente no Jornal de Brasília 23/09/2013.

Brasília, 23 de setembro de 2013. Adelmir Santana – Presidente da Fecomércio-DF, entidade que administra o Sesc, o Senac e o Instituto Fecomércio no Distrito Federal.