Instituto Fecomércio realiza palestra sobre saúde mental pela campanha Janeiro Branco

Gestão das Emoções foi o tema da palestra oferecida pelo Instituto Fecomércio nesta segunda-feira (30), no auditório da Federação. A iniciativa faz parte do programa IF de Bem com a Vida. A palestra foi ministrada pela consultora na área de comportamento organizacional Maria Eugênia B. Costa, mestre e doutora em educação, e pela psicóloga Isabel Stepanski, mestre em Direção de Recursos Humanos.

O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, abriu a palestra e ressaltou a importância de se administrar as emoções. “Quando se fala de emoções, se fala da essência de todos nós”, apontou. Ele disse que é preciso viver feliz e demonstrar essa felicidade. “É possível viver feliz, desde que a gente tenha pé no chão. Precisamos buscar a felicidade nas pequenas coisas”, afirmou Adelmir. Ainda segundo o presidente da Fecomércio, temos que enfrentar as situações diárias com muita sabedoria, sem se desesperar com as dificuldades cotidianas.

A palestra fez parte da campanha Janeiro Branco, uma iniciativa que busca mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, mudando a compreensão de tabus e promovendo mais possibilidade de saúde mental a todos os indivíduos. Segundo a diretora-executiva do Instituto Fecomércio, Elizabet Campos, esse é um tema de suma importância que deve ser propagado. “A ideia é que todas as pessoas reflitam, debatam e planejem ações em prol da saúde mental e da felicidade em suas vidas.”

A consultora Maria Eugênia Costa tratou do valor do resgate da humanidade nas relações e ressaltou a importância da gestão das emoções para uma vida saudável. “Na gestão das emoções, antes de mais nada, precisamos prestar atenção no outro, trabalhar a escuta. Precisamos ser solidários”, disse. Ela explicou que as emoções estão no passado, no presente, e no futuro. Dessa forma, criamos uma memoria seletiva. “Quando estamos bem com a pessoa que amamos, por exemplo, só lembramos de coisas boas, mas se estamos mal, só conseguimos lembrar daqueles momentos ruins da relação. Isso porque selecionamos as memorias”, disse.

Já a psicóloga Isabel Stepanski falou sobre as emoções e os sinais que nosso corpo transmite em situações de estresse. “Todas as nossas emoções são legítimas. Como reajo a essa emoção é o que vai fazer a diferença”, declarou a palestrante. Para ela, a gestão relacional no ambiente de trabalho é muito importante, pois as emoções geram impactos muito prejudiciais na organização. “O estado de ânimo impacta na identidade pública da organização.”

Programa IF de Bem com a Vida

Além de oferecer integração e saúde aos colaboradores da instituição, o IF de Bem com a Vida promove a reciclagem de papéis e a coleta de cartuchos vazios de impressoras. Nas datas festivas, como Dia das Mães, Páscoa, Dia das Mulheres e Dia dos Pais, são realizadas confraternizações entre os funcionários, recolhimento de agasalhos, cobertores e brinquedos que são doados a instituições de caridade da cidade.

 

Olá! O nosso site usa cookies e, portanto, coleta informações sobre sua visita para melhorar nosso site. Por favor, consulte nossa página de Política de Cookies e Política de Privacidade para mais detalhes ou concorde clicando no botão 'Aceitar'.

Configurações de cookies

A seguir, você pode escolher quais tipos de cookies permitem neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FunctionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalyticalNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e Facebook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AdvertisingNosso site coloca cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OtherNosso site coloca cookies de terceiros de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.