Instituto Fecomércio realiza oficina contra o câncer de próstata

por acm

O Instituto Fecomércio, em parceria com o Instituto Sabin, realizou nesta quarta-feira (18), às 10h, na sede da entidade, localizada no Setor Comercial Sul, uma oficina de prevenção ao câncer de próstata, como parte do programa IF de Bem com a Vida. Em torno de 70 pessoas, entre alunos e colaboradoras da entidade, participaram de uma palestra com Rodrigo Martins, técnico de enfermagem do Instituto Sabin, sobre os fatores de riscos e sintomas mais comuns do câncer de próstata.

Segundo Martins, os principais sintomas para diagnosticar o câncer de próstata são dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra. “Os médicos recomendam a realização do toque retal aos homens acima de 50 anos. Para aqueles com história familiar de câncer de próstata – pai ou irmão – antes dos 60 anos, os especialistas recomendam realizar esses exames mais cedo”, disse o técnico de enfermagem do Instituto Sabin. A doença é a segunda causa de morte por câncer entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pulmão.

A diretora executiva do Instituto Fecomércio, Elizabet Campos, ressaltou que a intenção do encontro foi fazer com que os jovens se tornem agentes multiplicadores de informação. “Precisamos conscientizar as pessoas da importância da prevenção”, afirmou Elizabet. O menor aprendiz Bernardo Menzem, 20 anos, participou da oficina. Ele acredita que o conhecimento é a melhor forma contra o preconceito. “Muito homem tem preocupação em fazer o exame de toque pelo prejulgamento. Mas é importante se informar e trabalhar essa questão socialmente”, comentou Bernardo.

Além de oferecer integração e saúde aos colaboradores da instituição, o IF de Bem com a Vida promoveu a reciclagem de papéis e a coleta de cartuchos vazios de impressoras. Nas datas festivas, como Dia das Mães, Páscoa, Dia das Mulheres e Dia dos Pais, são realizadas confraternizações entre os funcionários, recolhimento de agasalhos, cobertores e brinquedos que são doados a instituições de caridade da cidade.