O Instituto Fecomércio foi criado pela Federação do Comércio do Distrito Federal em 23 de setembro de 1996. É o pioneiro dos institutos de pesquisa do setor e serviu de modelo para federações de outros estados. Nasceu como entidade sem fins lucrativos, com a missão de contribuir para o crescimento e desenvolvimento sustentável das empresas dos setores de comércio, serviços e turismo do DF.

Faz parte do portfólio da instituição a oferta de cursos de capacitação para pessoas físicas e jurídicas, com ênfase nos campos gerencial, tecnológico e de recursos humanos. Também contempla serviços que promovem a integração entre empresas e escolas, como os programas Aprendendo a Fazer (referente à Lei do Menor Aprendiz) e IF Estágio.

No campo das pesquisas, o Instituto Fecomércio é reconhecido pela realização de estudos de opinião e de mercado, além de levantamentos conjunturais do comércio varejista. Essas pesquisas servem para monitorar a evolução histórica do segmento. Realiza ainda projetos especiais na área de desenvolvimento empresarial, como: diagnóstico de varejo, rodadas de negócios, clínica empresarial, elaboração de projeto de viabilidade econômica e consultorias empresariais.