Gestão social

por acm

Brazlândia tem uma importância fundamental para Brasília. Além do grande potencial agrícola e do valor histórico e geográfico, a região abriga uma população ávida por qualidade de vida. Seus habitantes são organizados e reivindicam melhorias sociais. Principalmente por esse motivo, o Serviço Social do Comércio inaugurou na cidade, no sá- bado, a sua primeira unidade na capital do País integrante do projeto Sesc Comunidade. Trata-se de um programa que implementa quadras poliesportivas em localidades carentes de infraestrutura urbana.

O Departamento Nacional do Sesc arca com todas as despesas de construção da quadra, que giram em torno de R$ 600 mil, e a direção regional da instituição cuida da administração do espaço durante a fase inicial do programa. Em um segundo momento, a gestão e a manutenção são entregues para a própria comunidade, por meio de uma entidade que exerça, na prática, um papel de protagonista em trabalhos e ações sociais. É um projeto realmente maravilhoso, fruto do empenho do presidente do Conselho Nacional do Sesc, Antônio Oliveira Santos, e do diretor-geral da instituição, Maron Emile Abi-Abib. Como forma de homenagear esse esforço, batizamos a unidade de Sesc Comunidade – Antônio Oliveira Santos.

Com esse programa, o Sesc dá oportunidades para prática do esporte e do lazer e democratiza o acesso de comunidades carentes a ações nessas áreas. As quadras contam com cobertura, arquibancada, banheiros e depósitos de materiais. A única contrapartida exigida do Estado é a doação do terreno para obra ou a cessão do uso do espaço por um prazo mínimo de 20 anos. A população carente do Distrito Federal já poderia estar usufruindo de, pelo menos, três quadras como esta, não fosse a lentidão do Estado desde governos anteriores. A Administração de Brazlândia, no entanto, conseguiu vencer essa burocracia. Nós, do Sesc, esperamos que outras regiões administrativas menos desenvolvidas sigam o exemplo e permitam programas como este.

Publicado originalmente no Jornal de Brasília 10/06/2013

Brasília, 10 de junho de 2013.

Adelmir Santana – Presidente da Fecomercio-DF, entidade que administra o Sesc, o Senac e o Instituto Fecomércio no Distrito Federal.