Confiança do Empresário do Comércio do DF tem leve queda em novembro

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio do DF (Icec-DF) teve queda de um ponto em novembro na comparação com outubro deste ano, fixando-se em 98,4 pontos. Já em relação ao mesmo período do ano passado, o Icec-DF registrou alta de 16,6 pontos. É o que mostra pesquisa divulgada pela Fecomércio. O resultado, porém, ainda permanece abaixo da zona de indiferença, de 100 pontos.
icec

O presidente da Federação do Comércio, Adelmir Santana, aponta que esse resultado é considerado estável e que a tendência de alta tem como causa as festas de final de ano. “Com a injeção do 13° salário na economia e a tradicional troca de presentes no final do ano, inevitavelmente levará os consumidores para as compras e assim a confiança dos empresários melhora consideravelmente”, diz Adelmir.

O resultado dessa leve queda no indicador geral se deve, basicamente, à combinação de quatro subíndices da pesquisa: Condições Atuais da Economia, que reduziu de 45,0 em outubro, para 43,0 em novembro; Condições Atuais das Empresas Comerciais que reduziu 4,6 pontos e ficou em 71,1 pontos; Expectativa da Economia Brasileira que cresceu 2,8; e Nível de Investimento das Empresas que caiu 3,8 pontos e ficou também em 71,1 pontos.