Confiança do empresário do comércio do DF aumentou em dezembro

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio do Distrito Federal (Icec-DF) teve alta de 1,2 ponto em dezembro na comparação com novembro de 2016, fixando-se em 99,6 pontos. Já em relação ao mesmo período de 2015, o Icec-DF registrou alta de 21,3 pontos. É o que mostra pesquisa divulgada pela Fecomércio-DF. O resultado, porém, ainda permanece abaixo da zona de indiferença, de 100 pontos.

Na opinião do presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, dezembro é um período de grande expectativa dos comerciantes, o que causa um aumento na confiança. “A injeção do 13º salário, junto com as datas comemorativas, como o Natal que é considerado o melhor período para o comércio, estimularam os lojistas para o último mês de 2016, que no geral não foi um ano bom para o comércio”, explica Adelmir.

Ainda de acordo com a pesquisa, 33,9% dos empresários acreditam que a expectativa para a economia brasileira melhorou muito em dezembro e 35,6% dos entrevistados disseram que a expectativa para o comércio melhorou muito. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) é indicador mensal, apurado entre os tomadores de decisão das empresas do varejo para detectar as tendências das ações do setor do ponto de vista do empresário.