Comércio do DF espera crescimento nas vendas para o Dia das Crianças

por acm
Os empresários do comércio do Distrito Federal estão confiantes com a próxima data comemorativa. Segundo levantamento realizado pelo Instituto Fecomércio, o Dia das Crianças deve gerar um crescimento de 26,54% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2016, a expectativa de vendas foi mensurada com alta de 3,71%. O estudo foi realizado com 400 empresários de 13 segmentos. Entre os empresários entrevistados, 67,8% declararam que aguardam vendas maiores do que no ano passado, 20% apostam em vendas iguais e 12,2% acreditam que as vendas serão menores.
O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, explica que os segmentos de Loja de Departamento; Eletroeletrônico; e Loja de Variedades lideram o ranking entre os mais otimistas para o período, registrando expectativa de crescimento nas vendas na ordem de 56,41%, 48,54%, e 37,74%, respectivamente. “Vale ressaltar que a expectativa otimista de vendas do lojista tem crescido e 2017 teve o maior índice da série, desde 2013. Confirmando que o lojista está acreditando e reagindo bem às novas conjunturas políticas e em uma melhora real da economia”, afirma. Ainda de acordo com Adelmir, normalmente o segundo semestre é sempre melhor para a economia do que no início do ano.
O preço médio do presente para o Dia das Crianças foi estimado em R$ 150. O levantamento do Instituto Fecomércio constatou ainda que 32,5% dos entrevistados declararam que devem ampliar seus estoques, este mesmo indicador no ano anterior foi medido em 15% e em 2015 foi medido em 15,3%. O alto investimento em estoques em 2017 reflete uma reação frente a crise econômica ainda enfrentada pelo varejo, com vista à recuperação das vendas.
Consumidor
O Instituto Fecomércio também realizou uma pesquisa sobre a intenção de compra dos clientes. De acordo com o levantamento, 52,5% dos consumidores pretendem comprar algo no período, 38,5% não pretendem comprar e 9% ainda não sabem. Foram entrevistados 400 consumidores. O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, ressalta que no Dia das Crianças deste ano, as preferências do consumidor indicam produtos como brinquedos, com 71,1% das preferências, seguido de vestuário (40,7%) e calçados com (14,2%). O levantamento mostra que o preço médio do presente pretendido pelo consumidor é de R$ 169,19. “Vale ressaltar também que os homens se mostram dispostos a pagar mais pelo presente, na faixa de R$ 206,60. Dessa forma, é bom o lojista investir nos treinamentos de vendas para aumentar o processo de sondagem pelo vendedor de forma a orientá-los para uma abordagem mais direcionada”, destaca Adelmir Santana.
Quanto à experiência de consumo, 50,3% dos clientes apontam o desconto/promoção como o principal fator de indicação de uma loja neste Dia das Crianças,  seguido do bom relacionamento (28,3%). Esses são os principais fatores para recompra. Isso indica que o consumidor buscará uma experiência econômica, mas não menos positiva no atendimento. Quando analisado os fatores que influenciam no índice de rejeição, ou seja, desistência de compra pelo consumidor, o “preço alto” (45,3%) foi o fator mais apontado, seguido de “relacionamento ruim com o vendedor” (39,3%). Isso indica a importância que o consumidor dá no preço e na qualidade do atendimento.

Olá! O nosso site usa cookies e, portanto, coleta informações sobre sua visita para melhorar nosso site. Por favor, consulte nossa página de Política de Cookies e Política de Privacidade para mais detalhes ou concorde clicando no botão 'Aceitar'.

Configurações de cookies

A seguir, você pode escolher quais tipos de cookies permitem neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FunctionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalyticalNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e Facebook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AdvertisingNosso site coloca cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OtherNosso site coloca cookies de terceiros de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.