Comércio do DF espera crescimento de 9,39% nas vendas durante a páscoa

Os comerciantes brasilienses esperam um crescimento de 9,39% nas vendas da Páscoa em comparação com o mesmo período do ano passado. É o que revela a pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio, entre os dias 22 e 25 de janeiro, com 408 empresários de 11 segmentos. Em 2017, a estimativa de crescimento nas vendas foi de 1,44% para a data comemorativa.

O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, explica que as vendas dos últimos anos foram baixas. No entanto, com inovação e produtos mais baratos, os comerciantes esperam um aumento nas vendas deste ano. “Alguns fatores auxiliam esse quadro, como a queda da inflação, somada a juros mais baixos e à retomada de confiança do consumidor. Dessa forma, a expectativa para este ano é de um crescimento nas vendas do varejo como um todo, por isso os empresários estão mais otimistas”, ressalta Adelmir. Ainda segundo ele, esta é a primeira data importante para o comércio em 2018 e funcionará como termômetro para os empresários medirem como serão as vendas durante o resto de 2018.

Os segmentos de eletroeletrônicos (16,61%) e chocolateria (15,60%) lideram o ranking dos lojistas mais otimistas para o período, seguido por calçados e acessórios (15%); artigos para presente/utilidade (14,50%); vestuário e acessório (12,57%); perfumaria/cosmético (7,05%); padaria/confeitaria (6,20%); loja de brinquedo (6,07%); floricultura/cestas (6,03%) e livraria e papelaria (3,54%). O único segmento que apresentou retração foi: supermercado/mercearia (-0,17%).

Neste ano, 26,5% dos lojistas apresentam expectativa de aumento de seus estoques para a Páscoa. Em 2017, apenas 17% dos lojistas esperavam aumentar o estoque, o que sugere uma Páscoa com maiores ofertas, aumentando assim a atratividade do consumidor. Os lojistas em 2018 esperam assim, em média, aumentar seus estoques em 4,10% em relação ao ano anterior, que registrou retração em 0,43%.

Em relação a valores, 75,2% dos empresários disseram que irão manter o preço do produto na comparação com 2017. O ticket médio de compra ficou no valor de R$ 192,13 e no quesito estratégias para o período, 55,4% pretendem usar estratégias para alavancar suas vendas, preferencialmente por: divulgação, propaganda, rede social e panfleto (84,1%) e promoção (59,7%). Essas estratégias demonstram maior disposição do lojista para investir nesse período, sugerindo um esforço maior para aproveitar a primeira data do calendário promocional visando recuperação de margens.

Consumidor

Entre os consumidores entrevistados, 47,9% pretendem presentear alguém. A maioria dos entrevistados (80,2%), independente do gênero, deve comprar chocolates e trufas para comemorar a Páscoa. A forma de pagamento preferida dos consumidores para este período será à vista, em dinheiro (69,8%), seguido por cartões de crédito (15,6%) e cartões de débito (14,6%). O gasto médio com presente pretendido pelo consumidor é de R$ 104,04. Já o lojista espera um gasto médio com presente de R$ 192,13. Quanto à experiência de consumo, o consumidor aponta o desconto/promoção em 47,9% como principal fator de indicação de uma loja nesta Páscoa.

Olá! O nosso site usa cookies e, portanto, coleta informações sobre sua visita para melhorar nosso site. Por favor, consulte nossa página de Política de Cookies e Política de Privacidade para mais detalhes ou concorde clicando no botão 'Aceitar'.

Configurações de cookies

A seguir, você pode escolher quais tipos de cookies permitem neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FunctionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalyticalNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e Facebook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AdvertisingNosso site coloca cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OtherNosso site coloca cookies de terceiros de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.