Câmara homenageia os 57 anos de Brasília em sessão solene

A Câmara dos Deputados homenageou, em sessão solene, o 57• aniversário de Brasília. A homenagem ocorreu na segunda-feira (24) e foi solicitada pelos deputados brasilienses Izalci Lucas, do PSDB, e Rogério Rosso, do PSD. Inaugurada em 21 de abril de 1960 pelo presidente Juscelino Kubitschek, Brasília tornou-se formalmente a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro.

Presente na solenidade, o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, destacou em seu discurso que a partir da inauguração, Brasília ganhou visibilidade e a nova capital tornou-se um símbolo de integração nacional. “Brasília é diferente, é fruto de um projeto de desenvolvimento nacional. Brasília atraiu brasileiros e brasileiras do país inteiro. Sem contar que a capital se tornou símbolo da arquitetura moderna no mundo”, disse Adelmir. Considerada a maior cidade construída no século XX, a capital brasileira tem 2,9 milhões de habitantes.

Conforme estudo da Companhia de Planejamento do Distrito Federal, 52% das pessoas que moram na cidade são de outras regiões brasileiras, o que equivale a 1,5 milhão de pessoas, em sua maioria originária da região Nordeste.