Servidores do Senac, da Fecomércio e do Instituto Fecomércio do Distrito Federal participaram, no dias 27 e 28 de julho, da capacitação do grupo gestor para implantação integrada do programa de sustentabilidade Ecos. O treinamento foi ministrado pela coordenadora da Sustentabilidade Corporativa do Senac Mato Grosso, Cristiane Prado, juntamente com representantes da CNC do Rio de Janeiro, Fernanda Ramos, da assessoria de comunicação, e Alexandre Marcelo, da Divisão Sindical. O encontro, que reuniu 15 colaboradores das três instituições, ocorreu no auditório do Senac do Setor Comercial Sul (Jessé Freire), em Brasília. Os colaboradores analisaram, debateram e propuseram ações que irão nortear os trabalhos do grupo gestor nos próximos meses.

No primeiro dia do encontro a coordenadora Cristiane Prado fez uma introdução ao tema, inserindo a instituição no contexto socioambiental contemporâneo, com o objetivo de sensibilizar e informar os integrantes do grupo gestor. No segundo dia foi realizada uma apresentação de todos os procedimentos inerentes ao funcionamento do Programa Ecos como proposta de sistematização do trabalho a ser desenvolvido pelo grupo gestor. Após o treinamento, o próximo passo será a fase do diagnóstico, onde os integrantes do grupo gestor farão o mapeamento dos indicadores. “Depois do diagnóstico, a próxima fase, que está prevista para setembro, será o planejamento. É a fase em que o pessoal que ministrou o treinamento voltará para planejar efetivamente quais ações iremos desenvolver com base no mapeamento realizado”, explica o técnico de nível superior do Núcleo de Sustentabilidade Socioambiental do Senac-DF, Pablo Amaral.

O programa Ecos foi implantado em 2010 pelo Departamento Nacional do Sesc e é direcionado ao público interno das instituições do Sistema S do Comércio. O programa consiste em um conjunto de ações planejadas e checadas continuamente para a mitigação dos impactos relacionados às atividades das instituições que possam representar riscos ao meio ambiente ou à sociedade. Entre os objetivos do programa estão o incentivo à implantação e aperfeiçoamento contínuo do sistema de gestão ambiental, integrado aos demais sistemas de gestão da instituição; a otimização do uso dos recursos materiais e financeiros; promoção da sensibilização de seus colaboradores internos e externos para atuarem com responsabilidade na conservação do meio ambiente e na promoção da equidade social; o apoio ao uso de fontes de energias renováveis e menos poluentes; e fortalecimento da integração entre CNC, Fecomércio, Sesc e Senac.