Com o objetivo de enriquecer ainda mais os conhecimentos dos jovens aprendizes, o Instituto Fecomércio promove, desde 2017, ações extracurriculares com o objetivo de fomentar o conteúdo convencional do programa de aprendizagem. Entre essas ações, merece destaque a Sextas Criativas, uma atividade que promove o debate de temas relacionados ao mercado de trabalho após palestra de especialista convidado pelo Instituto Fecomércio. As Sextas Criativas ocorrem sempre na última sexta-feira de cada mês e são organizadas pelo Comitê IF de Bem com a Vida, formado por colaboradores do Instituto.

A diretora-executiva do Instituto Fecomércio, Elizabet Campos, explica que a ação tem beneficiado desde 2007, aproximadamente 1.500 jovens com idade entre 14 e 24 anos, alunos do Programa de Aprendizagem. “O resultado dessa atividade tem sido gratificante, a motivação dos alunos é extensiva aos colaboradores do Instituto e Federação, que também participam ativamente do evento, cujas temáticas são amplas e o formato democrático, uma vez que os próprios alunos podem sugerir temas para a próxima palestra”, esclarece. Ainda segundo Elizabet, a atividade é benéfica tanto no ponto de vista de conscientização do jovem quanto de complementação curricular. “Dessa forma, os aprendizes se tornam multiplicadores do aprendizado adquirido, compartilhando com as próprias famílias e comunidades”, afirma Elizabet.

A coordenadora de Integração Empresa-Escola do Instituto Fecomércio e gestora do programa de aprendizagem, Regina Malheiros, avalia que a iniciativa é estratégica para minimizar sérios problemas vividos na educação de um modo geral, em todos os seus níveis e modalidades, como a evasão e o abandono escolar. “Na aprendizagem não é diferente, a preocupação em tornar as aulas mais atrativas e estimular os jovens a manterem-se frequentes para garantir o melhor aproveitamento possível dos conteúdos ministrados em sala de aula, é constante”, disse. Para Regina, as “Sextas Criativas” têm imprimido mais qualidade ao currículo desses jovens.

A primeira palestra aconteceu em julho sobre Finanças pessoais: Contas em Equilíbrio e Prosperidade, com o palestrante José Eustáquio Moreira de Carvalho. A segunda atividade foi sobre Alimentação Saudável para o Bem-Estar Físico, Mental e Social, ministrada pela palestrante Mariana Botelho de Melo. Depois foi a vez do tema Relacionamento Interpessoal, proferida por Ivone Ferreira dos Santos. Também teve palestra sobre Exercício Físico: Como Adotar esse Hábito em Sua Vida – pelo palestrante: Ricardo Vilela. Ainda em 2017, a mestre em política social, consultora e diretora da Nova Acrópole, Melissa Andrade, falou sobre Competências para a Vida.

Em 2018, o projeto Sextas Criativas começou com a palestra A Saúde Mental na era da Tecnologia e da Informação, ministrada pela psicóloga Beatriz Ramos. Depois foi a vez de falar sobre Organização Pessoal e Profissional, com as personals organizers, Brícia Ferraz, e a Brigida Ferraz. A assessora da presidência do Instituto Fecomércio-DF e especialista em marketing com foco no varejo e serviço, Karine Câmara, também ministrou palestra com o tema Atendimento ao Cliente.

 // Programa

De acordo com a Lei nº 10.097, de 2000, todas as empresas de grande e médio porte são obrigadas a empregar e a matricular jovens de 14 a 24 anos nos programas de aprendizagem profissional. A quantidade de vagas deve ficar entre 5% e 15% do número de empregados da companhia. Mais informações pelo número: (61) 3962-2023.