Com o objetivo de enriquecer ainda mais os conhecimentos dos jovens aprendizes, o Instituto Fecomércio promoveu em 2017, como uma ação de extensão ao conteúdo do programa, quatro palestras com especialistas de diversos segmentos. A diretora-executiva do Instituto Fecomércio, Elizabet Campos, explica que desde julho as palestras ocorrem sempre na última sexta-feira do mês. “A ação ‘Sextas Criativas’ faz parte do programa ‘IF de Bem com a Vida’. Foi impressionante a aceitação desta dinâmica pelos jovens e até mesmo pelos colaboradores do IF, que também são convidados a participarem da atividade, pois são abertas para todos do Sistema. Além disso, os próprios alunos sugerem temas para a próxima palestra”, esclarece.
Ainda segundo a diretora-executiva do IF, a atividade é benéfica tanto no ponto de vista de conscientização do jovem quanto de complementação curricular. “Dessa forma, os aprendizes se tornam multiplicadores do aprendizado adquirido, estendendo para as suas próprias famílias e comunidades”, afirma Elizabet. A primeira palestra foi no dia 28 de julho sobre Finanças pessoais: Contas em Equilíbrio e Prosperidade, com o palestrante José Eustáquio Moreira de Carvalho. A segunda atividade ocorreu no dia 25 de agosto, foi sobre Alimentação Saudável para o Bem-Estar Físico, Mental e Social, ministrada pela palestrante Mariana Botelho de Melo. No dia 29 de setembro, foi a vez do tema Relacionamento Interpessoal, proferida por Ivone Ferreira dos Santos. A última, no dia 27 de outubro, foi sobre Exercício Físico: Como Adotar esse Hábito em Sua Vida – pelo palestrante: Ricardo Vilela.
Programa de aprendizagem 
De acordo com a Lei nº 10.097, de 2000, todas as empresas de grande e médio porte são obrigadas a empregar e a matricular jovens de 14 a 24 anos nos programas de aprendizagem profissional. A quantidade de vagas deve ficar entre 5% e 15% do número de empregados da companhia. Mais informações pelo número: (61) 3962-2023.