O assessor econômico da Fecomércio, José Eustáquio Moreira, ministrou uma palestra, nesta sexta-feira (28), sobre finanças pessoais, contas em equilíbrio e prosperidade. O encontro foi voltado para alunos, convidados e colaboradores do Instituto Fecomércio-DF (IF). Eustáquio ensinou como manter as contas em dia, além de manter o equilíbrio mental e financeiro, que é essencial para ter as contas positivas. Ele também destacou a importância de se ter racionalidade na hora das compras e não exagerar no cartão de crédito e no cheque especial. A palestra foi realizada na sede do Instituto, para mais de 50 pessoas. A abertura do evento foi feita pelo presidente da Fecomércio, Adelmir Santana.

Segundo Eustáquio, é necessário fazer uma autoanálise dos gastos e ter disciplina e planejamento com as contas.  O assessor também falou da importância de se educar os jovens financeiramente, para que não cresçam e se tornem adultos endividados. “A geração que nasceu antes dos anos 1980 está perdida, já fez tudo de errado com as contas. Agora, é preciso fazer com que os jovens entendam os seus gastos e a importância de se equilibrar financeiramente para que eles não repitam os mesmos erros de seus pais, por exemplo. Com o conhecimento, eles podem contestar as gastanças de seus parentes ou até mesmo ajudar no orçamento da casa”, disse.

A diretora executiva do Instituto Fecomércio, Elizabet Garcia Campos, explica que a palestra faz parte do projeto IF de Bem com a Vida. Intitulada de Sextas Criativas, o encontro tem periodicidade mensal. “A ideia é sempre escolher um tema de interesse de todos e que seja atual. O objetivo é conscientizar os participantes sobre mudanças de hábitos para uma melhor qualidade de vida”, disse Elizabet. Além de promover palestras que visam o bem estar, o projeto IF de Bem com a Vida também faz reciclagem de papéis e a coleta de cartuchos vazios de impressoras. Nas datas festivas, como Dia das Mães, Páscoa, Dia das Mulheres e Dia dos Pais, são realizadas confraternizações entre os funcionários, recolhimento de agasalhos, cobertores e brinquedos que são doados a instituições de caridade.